De acordo com um novo estudo, estar perto de pássaros faz com que as pessoas se sintam mais felizes.
Uma pesquisa realizada pelo King’s College London revelou que ver ou ouvir pássaros pode melhorar a saúde mental. O estudo levou 3 anos para ser concluído e envolveu mais de 1.200 participantes dos Estados Unidos, Europa e Reino Unido.
Para o estudo os pesquisadores usaram um aplicativo de telefone chamado Urban Mind. Através dele as pessoas foram questionadas três vezes ao dia se, naquele momento, elas podiam ver ou ouvir pássaros. Depois disso elas deveriam responder a perguntas sobre seu bem-estar mental.
Para Ryan Hammoud, autor do estudo, há evidências crescentes sobre os benefícios que estar perto da natureza pode trazer para a saúde mental. “No entanto, há pouca pesquisa sobre o impacto das aves na saúde mental em tempo real e em um ambiente real. Ao usar o aplicativo, mostramos pela primeira vez como ver ou ouvir pássaros pode influenciar no humor de alguém”, explicou ao site Good NewsNetwork.
As descobertas sugerem a implementação de medidas que aumentem as oportunidades das pessoas de se depararem com pássaros, principalmente para aqueles que vivem com algum tipo de transtorno, como a depressão. Os resultados também indicam como é importante que, durante o dia, sejam feitas pequenas pausas para prestar um pouco de atenção ao que nos rodeia, já que o ritmo de vida, principalmente nas grandes cidades, as vezes impede que o som dos passarinhos chegue aos nossos ouvidos.